domingo, 3 de julho de 2016

REAÇÃO

 Movimentos sociais e indígenas não gostaram nada da indicação (por Temer) do general Roberto Peternelli para a presidência da Funai.

BELEZA

 Da página Arteide (Facebook)

MEMÓRIA E DESCASO


  "Detalhe do jazigo da mãe de Justiniano de Serpa (Aquiraz, 1852 - Fortaleza, 1923), escritor e político (foi governador do Ceará), abolicionista, integrante do Centro Literário e um dos fundadores da Academia Cearense de Letras." Almanacultura

AQUIRAZ EM FOTOS

  Fotos de Raimundo Netto para o AlmanaCULTURA:
  https://www.facebook.com/almanacultura/photos/?tab=album&album_id=639805309515289

ZÉ MARIA POR ELE MESMO

   "Eu, José Maria Mapurunga Filho, o José Mapurunga, (da dramaturgia, do cordel, do roteiro de cinema e da poesia), Zé Maria Filho para os parentes e caros amigos de Viçosa, Serra da Ibiapaba, Ceará, onde nasci a 12 de novembro de 1951 e onde vi e me apaixonei pela primeira e eterna vez pelos dramas encenados no Theatro Pedro II, paixões de Cristo, folguedos dos partidos encarnado e azul; mesmo porque em cada recanto de lá emanava poesia e eu não poderia ser de outro modo senão deste, besta e abestalhado, deixando de lado o consensual e sensato impulso de ficar rico para escrever sobre diabos e anjos, maricas, marocas e maricotas, leidianas, lionores e beneditos. Alguns dos meus personagens que hoje, graças à identificação que tenho com o divino e a molecagem, povoam as alegrias e as vinganças de cearenses e conterrâneos deste Brasil tão igual e tão plural.
  (...)."
  FONTE: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dramaturgia/default.php?p_secao=33

CONHEÇA

  José Maria Mapurunga, dramaturgo, de Viçosa - Ceará. Reside em Fortaleza:
 Foto: Divulgação

DÁ NÃO, FI!


CULTURA POPULAR

 Divulgação: Oswald Barroso (via Facebook)

POR AÍ...

 Cresce nas redes sociais a campanha 

HIPÓCRITA

 O latifundiário fuzila na calada da noite, o sujeito cala. O índio faz um rapapé, o camarada berra, desesperadamente, em favor da casa-grande!

MALA (DES)AFIVELADA

LÁ VEM A LOURA!

 Luizianne Lins fala em "reencantar Fortaleza". Não vai ter vida fácil. Até o partido a boicota. Como no passado...

NA ESCOLA...

COISAS (BOAS) DA VIDA!

 Do Facebook

MAS "TUDO SEGUE EM PAZ"!


BELEZA SEM FRONTEIRAS

 Arteide

DOS MEUS TEMPOS DE MENINO...

QUANDO MENINO gostava de arrastar uns simplórios carrinhos, confeccionados com caixas de sabão e rodas de sandália japonesa. Amarrava neles um fio ou barbante pra facilitar a condução. Passava pelos comboieiros que tiraram uma sesta embaixo do benjamim do Luiz Xavier (bem antes dos irmãos Machado adquirirem - já do meu pai - o ponto comercial que fica em frente à antiga árvore) e lhes fazia compras imaginárias de peixe salgado. Adorava piabas assadas com farinha de mandioca molhada. Oh, bicho bom. E... corria, desembestado, pelas ruas do distrito de Araquém, ainda sem calçamento. A poeira subia pelos ares, pro meu deleite. Ia em casa e voltava, freneticamente. Parecia querer conquistar o mundo de uma só vez. Tempos depois vi chegar os homens da luz, com seus caminhões cheios de postes de cimentos; bem diferentes daqueles roliços (e acanhados) de madeira que a vila tinha. Fiquei feliz e triste a um só tempo. Feliz porque dali pra frente teria energia o tempo todo. Mas e a usina do motor da luz, que fim teria? Pra essa indagação derradeira procuro a resposta até hoje!

LÁ VEM ELES COM A CONVERSA ENFEITADA

 Do Facebook

COTIDIANO

 BOIS NA CARROÇA. Foto de Jerlânio Sindeaux (no interior do Maranhão):

POESIA FEMININA

Mel Duarte, na Flip de Paraty (Rio):

AINDA DO CORIOLANO

  "(...)
  O mais absurdo, todavia, pode ser observado na periferia da cidade, onde ruas que receberam asfaltamento também viraram motivo para eventos de inauguração. Algo que nos remete ao que há de mais arcaico no País, e vindo logo de uma gestão que trouxe tantos avanços em termos urbanísticos, como as ciclovias, o Bicicletar e as faixas de ônibus... Pelo visto, no campo político, há muito ainda o que evoluir."

VELHA PRÁTICA

 Parte do artigo do jornalista Ítalo Coriolano, no O Povo de hoje:
  "(...)
  Quem for à Praça General Tibúrcio (mais conhecida como Praça dos Leões), por exemplo, também vai encontrar uma placa com o termo 'inauguração' e o dia 28 de junho de 2016 inscritos. Um turista ou um morador que nunca foi ao Centro de Fortaleza poderá pensar que foi RC o responsável pela construção do equipamento, o que não é verdade. O espaço foi oficialmente inaugurado em 1856, e o que o atual governo fez foi apenas uma ação de manutenção, com pintura de muros e conserto de alguns bancos, como já foi feito em outras administrações. Algo corriqueiro. Ao tentar maquiar a realidade, além de ludibriar a população, a prefeitura comete verdadeiro ataque à memória da capital. A situação se repete em outras praças da cidade, escolas e terminais de ônibus, que foram alvo de algumas reparações e, dentro de um clima de campanha, ganham ares de coisa nova, como se tivessem sido erguidos do zero ou passado por profunda intervenção estrutural. Agora imaginem se cada prefeito que fizer alguma benfeitoria em equipamentos já existentes na cidade resolvesse colocar uma placa no local. Em determinado tempo, teríamos um cenário esdrúxulo. Ou então se daqui a alguns anos um futuro gestor precise reformar alguma obra realmente feita por RC e coloque lá uma placa escrito 'inauguração'. Seria um desrespeito à figura do hoje prefeito.
  (...)."
  DO BLOGUE: Essa safadeza se repete por aí, às rumas. Debaixo dos aplausos de muita gente. Interesses S.A., claro!

CLAYTON

 DO O POVO

TOUR

  "Jornalistas e formadores de opinião conhecendo as belezas da orla marítima de Fortalexa, num ônibus londrino de férias do (shopping) Rio Mar - Fortaleza."

   MR, jornalista

ELA ESTÁ POR AÍ (ENQUANTO IDEIA). E É DESEJADA INCLUSIVE PRA ESCOLAS

 Imagem: Gabriel Renner (Jornal Zero Hora)

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na maior democracia do Mundo". De araque, cl...