segunda-feira, 16 de novembro de 2015

EXPRESSÃO

 De Mário Tarcitano, do Tribuna de Minas

ARRANCA-RABO

Mensagem foi publicada na página pessoal de Ciro no Facebook
   O TROCO
  "Atenção, Brasil! Qual político cearense está sem mandato e procura diariamente atacar e caluniar as lideranças nacionais para sair na imprensa? Qual político cearense quer ser presidente e não tem projeto para apresentar? Que político teve o irmão governador do Ceará tendo a oportunidade durante oito anos, para reduzir a criminalidade e só fez piorar o quadro?", disse Capitão Wagner.
  Repercutido pelo jornal O Povo

O RESTO É BAZÓFIA!

  Tentar ligar a violência de Fortaleza à candidaturas a prefeito é uma cretinice. Essa onda de crimes vem de longe e é filha da desídia histórica do Estado. Algo construído, edificado, burilado pela ausência do poder público na vida pessoas. Algo, aliás, (também) criminoso!

O PENSADOR E NÓS

  “França e Terror III
  A França é um modelo de civilização com dificuldades em encontrar uma crença coletiva e um fio condutor como no passado. O símbolo disto é o filme ‘Intocáveis’ (Intouchables) . Um francês rico e culto, mas tetraplégico, incapaz de se alimentar sozinho. Um africano cheio de energia, mas incapaz de saber o que é um ovo Fabergé. O africano é sinceridade e corpo; o francês é civilização e mente. O francês não pode dispensar o corpo do africano e seu trabalho, mas tem dificuldade em trabalhar a alteridade. Na visão otimista do filme, a junção dos dois é benéfica para ambos. Ataques como o ocorrido ao Charlie Hebdo e este recente, forçam a sociedade francesa a pensar seus valores. Sartre disse que a invenção do judeu deve muito ao discurso antissemita. Provavelmente, a invenção do radical é algo gestado na civilização do laicismo ocidental. O outro deve ajudar a definir o eu. Sinal do esgotamento: franceses não fazem mais filhos. Filhos são aposta no futuro e na crença de que sua sociedade deve viver. Abrir mão dos filhos é parte deste processo. Como já foi dito, demograficamente o futuro está nas mãos dos imigrantes. Como no poema de Kafávis, À Espera dos Bárbaros, os ataques podem dizer para os franceses quem eles são, no que acreditam, para onde desejam ir. A sociedade francesa não está conseguindo fazer o que os EUA fizeram com milhões de imigrantes: tornar o ‘sonho americano’ parte do imaginário de todos. O custo de identidade a partir dos bárbaros é a fila de cadáveres nas ruas de Paris porque, tragicamente, o fundamentalista também está construindo sua identidade a partir da França.”
LEANDRO KARNAL

EM FALTA

 Nos navios há um profissional chamado prático. É ele que, nas horas de aperto, leva a embarcação a um lugar seguro. Tá faltando muito prático nesse mundo!

ONDE ANDARÁ A DISTINTA?

 SEI um pouco da tragédia de Mariana e muito pouco do silêncio da Marina...

MINHAS LIMITAÇÕES

  Vejo um frenesi danado com a eleição na OAB. Nada me anima nisso. Deve ser ignorância...

O JORNAL O POVO COMENTOU

  "(...) Novas ameaças circulam nas redes sociais nesta segunda-feira, 16. Dessa vez fazendo menção a supostos ataques, que seriam realizados em escolas de Fortaleza, como Liceu de Messejana, colégios Equipe, Espaço Aberto, Farias Brito, Ari de Sá e Santa Cecília. O caso está sendo investigado pela Secretária de Segurança Pública e Defesa Social, que pede que a população evite espalhar os boatos, tanto em áudio como em texto. (...)."

SOCORRO!

  BOATARIA e insegurança. Vivemos dias difíceis e confusos por aqui. A segurança pública estatal registrou três ataques à delegacias, motins e possíveis ataques à escolas. Onde vamos parar?!

COM INTEIREZA!

 LEMBRANDO a peça teatral do genial Nelson Rodrigues
 

EIS O CAMINHO!

 Do Facebook

O QUE VEM POR AÍ!

Resultado de imagem para assembleia legislativa ce
    “Na próxima terça-feira  (17), às 19 horas, no Plenário Treze de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará, vários escritores serão homenageados, em razão do transcurso do DIA DA LITERATURA CEARENSE. Também algumas entidades literárias como a CASA DE JUVENAL GALENO, a Academia Maracanauense de Letras - AML; e a Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú - SOPOEMA.
   A sessão foi proposta pelo deputado professorTeodoro Soares e subscrita por Heitor Férrer, Carlos Felipe, Bruno Gonçalves, Júlio César Costa Lima Filho e dra. Silvana.
   Entre os agraciados com a homenagem estão os seguintes escritores e poetas:

     1.  Fábio de Sousa Coutinho, presidente da Associação Nacional de Escritores - ANE
2. João Bosco Fernandes Mendes, presidente da Academia Quixeramobinense de Letras
3. João Eudes Costa, presidente da Academia Quixadaense de Letras
4. Raimundo Cândido, presidente da Academia Crateuense de Letras
5. Matusahila Santiago, presidente da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.
6. Roberto Gaspar, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia
7. Poeta Dimas Carvalho Muniz
8. Poeta Osvaldo Chaves
9. Historiador João Xavier de Holanda
10. Poeta Rouxinol do Rinaré
11. Roberto Ribeiro, da Academia Cearense de Retórica
         12. João Teles de Aguiar, professor, membro da Academia Palmense de Letras e coordenador do Projeto Confraria de Leitura
           Dentre outros

ELE AINDA TEM DÚVIDA?!

  "Em meio ao caos social, um tsunami de violência em Fortaleza... Há muitos fatores para se entender o que se passa. Penso especialmente em um: será que esse modelo de sociedade, industrializante, de grandes obras e concentrador de renda, de forte viés autoritário, que é praticamente o mesmo desde os anos 1960, de Virgílio a Camilo, passando pelos coronéis, Tasso e Ferreira Gomes, não já se esgotou?"
 Airton de Farias - historiador

TEM GENTE QUE...

   ... ainda vai na onda do falso moralismo do Celso Russomano. Fazer o quê? Quem tem suas patacas apostam em quem quer!

CHICO ATUAL

COM TANTA SAFADEZA NO MUNDO...

 Dá vontade de beber. Alckmin!

CERTOS INTOLERANTES...

  ... nos deixam com uma vontade danada de...: "Aproveite a embalagem e vá se lascar!"

PARIS É AQUI!

  Pra quem acha que a França é longe, muito longe e que eu não devo meter meu cavaco (intruso) nas coisas de lá... Veja o que diz essa coreauense (que reside em Maracan):

SEM PAZ!

  Você já atacou seu solidário hoje? Não perca tempo. Voe na garganta!

RESQUÍCIOS DA DITADURA (QUE PERDURAM!)













DO O POVO

E POR FALAR EM POESIA...

ALÔ, COREAÚ!

  “O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,/Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.” FERNANDO PESSOA
  “Todos cantam sua terra/Também vou cantar a minha.” GONÇALVES DIAS
  “Se queres ser universal começa por pintar a tua aldeia” TOLSTOI

MARIA LUIZA... 30 ANOS ATRÁS!

 VALEU A PENA?! Foto do Blogue Pólis Antenada

SOLIDÁRIOS EM TENSÃO

   Falam em liberdade expressão. Pra muita gente (dessas redes sociais) você tem liberdade de... pensão. Ou seja, só dentro do seu cafofo. E olhe lá. Nada diga pra ninguém!

MEU GRITO


DRUMMOND PROFÉTICO

 Via Facebook do poeta Barros Alves

EM MINAS...

  Acabou-se o que era doce. Lá, como cá, a insensibilidade dá as cartas, joga (até) de mãos atadas e ainda trapaceia!

É PRA DESMORALIZAR!

  Bandidos tocam fogo em viatura na porta da delegacia do José Walter (aqui pertinho). ELES é que mandam!
 Outro caso: 
 

TRISTE REALIDADE

  Alunos praticamente sozinhos defendendo escolas. Onde anda a tal sociedade? As ditas autoridades fecham escolas, impunemente. Em muitos casos há até comemoração!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...