segunda-feira, 11 de março de 2013

PELEJINHA

JT - O doutor da prefeitura/ Tem medo de eleição/ Não quer diretor liberto/ Para pensar sua ação/ O que é isso, seu menino/ Quer decidir meu destino/ Com os golpes do facão!?
BARROS ALVES - Isto é uma ilusão/ Ou por outra fantasia/ Eleição pra Professor/ Vira mesmo é putaria/ Em vez de eleitorado/ Pra diretor nomeado/ Só a meritocracia.

O JOGO FÁCIL!

  O prefeito de Fortaleza está em Brasília atrás de recursos para realizar obras. Baseado em que fez tantas promessas mirabolantes? Na passagem da fumaça!?

LÍDER. O QUE É ISSO?

  O conceito do líder está muito  pluralizado. Quem grita é líder? E quem baixa a cabeça pra tudo? Ou é quem une, reúne, anima, motiva, capacita, subsidia? Quando temos uma vontade incontrolável de pôr palavras numa prensa, para tirar dela o nosso conceito das coisas...

RUIVINHA. VALBER BENEVIDES

RUIVINHA.Acrílica s/lona virtual.@[100001934246806:2048:Valber Benevides]

SAUDADE

  ZORRO

  "Soube agora do falecimento do meu amigo de infância, de baralho, de farras e noitadas espetaculares, Antônio Valmir Cavalcante Aguiar, o grande Zorro. Com certeza estará no céu, pois era um homem do bem e querido por todos. E que, lá em cima, todos os boêmios coreauenses que lá já estão, o recebam com uma grande festa."

  Engo. Eliton Meneses

CALARAM MAIS UM!

  "O ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, vai assumir cadeira de deputado federal, mesmo sendo o quarto suplente da coligação PMDB-PT-PSB. O feito só foi possível por conta da força e prestígio do governador Cid Gomes.
 O tamanho da conta não se sabe! (...)."

 (Roberto Moreira)

 DO BLOGUE: Esse rapaz é aquele que enganou meio mundo de gente por aí! Até a chegada da infalível mosca-azul...

DEVE SER RUIM!

   A pessoa se mata de estudar, a família aplica recursos no curso e no sonho. Acredita, investe,... A pessoa torna-se médico(a), uma bela profissão! Faz concurso, começa a trabalhar,... Aí prepara um esquema criminoso, que inclui assinar o ponto com dedos de silicone! Ser humano... Freud está fazendo falta!

MEDIOCRIDADE!

  Até quando diretores de escola terão que andar andar atrás de autoridades, pra aplaudir suas parcas produções, em vez de estar na escola, cuidando do quadro desolador da cognição dos alunos!?

O ESTADO REAL. DRAMÁTICO!

 








   

  HELP, HELP, HELP! ESTAMOS EM GUERRA!
 

  "Cheguei há pouco do meu plantão no Frotinha. Nunca vi tanta violência! Todo jovem que quiser ter uma arma de fogo tem. Cada plantão é pior que o outro. Cansei de ver tantos jovens morrendo, tantas vidas se indo. Cansei de ver tantas mães gritando desesperadas ao ver o filho ou filha morto(a). Tive vontade hoje de deixar o plantão e ir embora para viver sozinho no alto de uma montanha. Estou pensando seriamente em deixar a medicina, ou mudar de especialidade! Chegamos ao fundo do poço! Não quero mais ser cirurgião de emergência. É de instante em instante chegando ou paciente grave, vítima de acidente de moto, ou paciente também grave com várias balas no corpo. Já gritei muito, às vezes, reconheço que falo demais, sou chato, mas ninguém faz nada. Cadê as autoridades do nosso País? A impunidade continua! Pessoas que deveriam garantir segurança, aumentam a insegurança; não tem políticas públicas voltadas para saúde e nem para a educação; as injustiças sociais aumentam; a força do dinheiro continua cada vez valendo mais que os verdadeiros valores universais; as pessoas continuam competindo por coisas inúteis; os fins continuam justificando os meios (como dizia Maquiavel, há 500 anos); a mentira vale mais que a verdade e a vida continua nada valendo. Hoje à tarde nós (os três cirurgiões da equipe) operamos um jovem de 20 anos com 4 tiros no corpo, que também já tinha sido operado por ter sofrido agressão por arma de fogo, há pouco tempo. Tem uma frase famosa que diz que quando os pais passam a enterrar os filhos, é porque estamos vivendo em uma guerra. Cansei de toda semana ver jovens vítimas da violência morrer sem nada ser feito e a sociedade só sabe falar, comentar e nada de prático faz. Vivemos na 13ª cidade mais violenta do mundo! É só ver os jornais da semana que passou. São Paulo tem quase 5 vezes a população de Fortaleza e uma violência bem menor! Em janeiro último foram 163 homicídios em Fortaleza contra 109 de São Paulo. Já nos acostumamos com a violência e parece que estamos vivendo em plena paz. A partir de hoje vou repensar minha vida e se conseguir fazer alguma coisa diferente vou desistir de ser médico. Cansei, cansei, cansei! Estes FDP que deveriam fazer alguma coisa para diminuir a violência e promover a paz, nada fazem. Tenho 3 filhos e não sei como garantir segurança para eles. Nossos jovens estão morrendo e só nos resta apelar para Deus. Desculpem mais uma vez o desabafo! MAS A VIDA NÃO VALE MAIS NADA."

 (José Maria Pontes, médico, petista, presidente do Sindicato dos Médicos e ex-dirigente do UJF)

E, DA CABINE DE UM AVIÃO,...

Chegando em Fortaleza 















  Fortaleza noturna. Do Face I love, Fortaleza

LÍDERES. QUEIRAM OU NÃO!

  Fidel Castro é um grande líder da América Latina. Hugo Chávez o foi. Você pode não gostar deles, de sua prática política, do modus operandi por eles posto em prática. É um direito! Mas falamos de líderes de peso! Ou as multidões que eles arrastam (arrastava, no caso de Chávez) são somente imbecis encabrestados!?

O DRAMA. ALHEIO!

  A produção de pó e cera de carnaúba em Coreaú e região desabou faz tempo! O setor ocupava muita gente, inclusive de Moraújo e região. O problema não interessa, não vai discutido!?

O JANGADEIRO ONLINE MUDOU!

  AGORA É:
 
  www.tribunadoceara.com.br

MAIS UMA CAPA DE KLÉVISSON VIANA!

Like a rolling stone 2

Peripécias da Raposa no reino da Bicharada, livro publicado pela Editora LeYa e ilustrado por @[100003757868867:2048:Klévisson Viana], pertence à coleção  Fábulas do Brasil em cordel que apresenta histórias cujos protagonistas são os animais na nossa fauna. Em situações inusitadas, os pequenos leitores travarão contato com a onça, animal de grande força, mas de limitada inteligência, em disputa com o macaco, o coelho, a raposa ou o bode, que, para vencê-la recorrem à astúcia. Algumas vezes, comparece a estas histórias o leão, apontado pela tradição como o rei dos animais, que, mesmo não pertencendo à fauna brasileira, faz parte do imaginário de muitos povos. Personificando vícios e virtudes, os animais dos contos populares têm muito a nos ensinar, pois sob penas, pelos e carapaças, eles deixam entrever a sua humanidade.

SINOPSE

Esta fábula em cordel reúne duas histórias que têm como protagonista a raposa. No primeiro episódio, a Raposa é companheira de traquinagens do Macaco, mas mostra-se imprudente ao ignorar os conselhos do amigo. No segundo, tenta devorar o Urubu, impossibilitado de voar depois de ter as penas encharcadas por uma pesada chuva. As duas histórias são parte do folclore europeu e chegaram até nós por intermédio dos colonizadores, passando a fazer parte do rico acervo da tradição oral brasileira.

Trecho:

Quando o nosso mundo era
Pelas feras governado,
Os animais conversavam
E o Leão, rei coroado,
Tentava manter a ordem,
Com muito zelo e cuidado.

Raposa era muito esperta,
Era esse o seu valor.
Mas o mais sabido era
O Macaco gozador,
Temido até pela Onça,
O animal predador.

O Macaco sempre ia
A uma chácara pegar 
As frutas do fazendeiro
Mais famoso do lugar,
Mas nunca pegava além
Do que podia levar.

A Raposa, quando soube,
Disse assim: — Eu vou contigo.
O Macaco disse: — Não,
Por lá há muito perigo!
Vou e trago pra você.
Pode fiar no que digo. 

Mas não houve mesmo jeito,
Pois estava decidida,
Pensando: “Se eu seguir junto,
Terei muito mais comida”...
Sem imaginar que estava
Pondo em risco a sua vida.

Macaco, assim que chegou,
Trepou-se numa pereira.
E encheu o seu samburá,
Mas a Raposa matreira
Foi para o canavial,
Sem achar que fez besteira.

A HISTÓRIA DA BELA VIÇOSA!

 
  "O prof. e escritor Eônio Fontenele vem de nos brindar com 'Viçosa do Ceará: Política e Poder'. Fiz questão de adquiri-lo, e mais ainda, com autógrafo do autor. Um livro que dá respaldos à historiografia viçosense. O autor, de forma criteriosa, mostra ao leitor a trajetória política na terra de Joana Nanupatiba, fazendo-o por meio de fontes fidedignas, analisando os fatos, como deve proceder o historiador. O autor, por certo, breve virá com mais uma edição da obra, fazendo-o com ampliações, vez que a História de Viçosa do Ceará é daquelas incessantes. Trata-se, pois, de leitura indispensável, e sua aquisição, uma prioridade para o acervo das bibliotecas que prezam a história de seu povo. Parabéns ao escritor!"
 (Valdemir Pacheco) 
 DO BLOGUE: Eônio fez História comigo na UECE e é Professor de cursinho e assessor público.

MUITO BONITO!

  O cara faz a média governista, dorme nos lençóis cheirosos do palácio, anda com a maldita cartilhinha do palácio debaixo do braço e eu ainda tenho que sustentar sua vida de barnabé? Pro inferno!

ISSO, NÃO!

  Está mais do que na hora de acabar com o famigerado imposto sindical, que dá de comer a muito malandro no Brasil! Sindicato tem que ter contribuição da categoria, sim, se fizer por onde! E a contribuição, claro, deve ser discutida com a categoria! Pelego, fora!

E, NA MÚSICA MODERNOSA,...

  "Erradicaram a melodia, os arranjos, as letras de qualidade. Substituíram-nos pelo asqueroso bate estaca. Queremos de volta as sete notas musicais!"

 (Nei Duclós)

A ESQUIZOFRENIA OFICIAL!

  Presos que estão em locais "de segurança máxima" e sob a tutela do Estado estão matando e sendo mortos! As famílias choram e o poder que deveria fiscalizar (a Assembleia Legislativa) aplaude tudo o que o govermo faz! Vamos esperar pelo Ministério Público...

A VELHA TRIBUNA!

  A Tribuna do Ceará foi o primeiro jornal a publicar um artigo de minha pobre lavra. O escrito foi deixado na mesa do editor do noticioso, Chico Alves. A marca Tribuna foi adquirida pelo empresário Tasso Jereissati, segundo informação do jornalista Marcellus Rocha. A Tribuna do Ceará, digo eu, tinha boa penetração do interior e sua aquisição pode fazer parte dos planos do ex-senador de voltar à vida pública! O desejo do Sistema Jangadeiro, segundo a fonte citada, é publicar a Tribuna também na versão impressa.

O VELHO E O NOVO NA TERRA DO SOL!

  O Sistema Jangadeiro de Comunicação lança hoje uma FM e um portal. A rádio é a Tribuna Band News, 101,7 e o portal, Tribuna do Ceará, nome do velho matutino do ex-senador José Afonso Sancho. Que venham pra informar (e bem!).

SEGUE A PELEJA!

ANTONIO QUEIROZ DE FRANÇA
É um prazer te encontrar
É o que nossa mente almeja,
Escrever em poesia
A nossa grande peleja
Eu quero dizer ao povo
Que o que era bom quando novo
Há tempo que já arqueja.

 

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!