segunda-feira, 3 de junho de 2013

ELITE PREDATÓRIA!

  "O Estadão divulga hoje, com certo ar de surpresa, os dados de uma pesquisa Ibope mostrando que a emenda constitucional que deu aos empregados domésticos os mesmos direitos de todos os trabalhadores tem o apoio de 91% dos brasileiros.
  E não podia ser diferente, pois isso equivaleria a perguntar se alguém é contra ou a favor da escravidão.
  Mas não se iluda, tem gente que é.
Há dois anos apenas, o Tijolaço reproduziu trechos de uma deprimente matéria do mesmo Estadão  sobre dondocas paulistanas que tinham formado um tal 'Grupo Anti-Terrorismo de Babás', destinado a 'se proteger da 'petulância' das funcionárias, dar dicas sobre o que fazer em caso de 'abuso de direitos' e ainda trocar ideias sobre cabeleireiros, temporadas de esqui em Aspen e veraneios em condomínios do litoral norte'.
Lamentavelmente, estas senhoras não foram processadas, porque o Ministério Público está muito ocupado com política e o nosso Ministério da Justiça lembra aquela piada do tempo da ditadura, quando um adido militar brasileiro espantou-se com a presença de oficiais da Marinha boliviana e perguntou-lhes como tinham Ministério da Marinha se não tinham mar. E a resposta foi: mas vocês não têm Ministério da Justiça no Brasil? Felizmente essa elite escravocrata é uma minoria muito, mas muito mais reduzida que a própria minoria que possui empregada doméstica mensalista no Brasil: apenas 4% das famílias, segundo o Ibope. (...)."

  FONTE: http://www.tijolaco.com.br/index.php/so-a-elite-ainda-e-escravocrata/

OUTRO MUNDO!

Luciana Pölönen dá aulas de português em Espoo, na Finlândia (Foto: Arquivo pessoal)

  Luciana Pölönen dá aulas de português em Espoo, na Finlândia (Foto: Arquivo pessoal)

  Vanessa Fajardo, no G1

  "'Me sinto uma rainha', diz brasileira professora no país nº 1 em educação. País com a melhor educação do mundo, a Finlândia tem entre os seus professores da rede pública uma brasileira. Luciana Pölönen, de 26 anos, nasceu em Salvador (BA), é formada em letras pela Universidade Federal de Bahia (UFBA) e se mudou para Finlândia em 2008, com objetivo de fazer mestrado. Desde 2010, compõe o corpo docente finlandês. No país do Norte da Europa, mais do que emprego, ela encontrou a valorização da profissão de lecionar. 'Eu me sinto como uma rainha ensinando aqui. Ser professor na Finlândia é ser respeitado diariamente, tanto quanto qualquer outro profissional!', afirma a brasileira, que se casou com um finlandês, tem uma filha de três anos, Eeva Cecilia, e está grávida à espera de um menino. 'Aqui na Finlândia o sistema é outro, o professor é o pilar da sociedade.'(...)."


  PARA LER TUDO: http://networkedblogs.com/LPUJe

TAREFA DE GINCANA!

  O que mais se diviniza no Brasil: peladeiro, jogador pipoqueiro, baladeiro ou mercenário ou político medíocre de prática de gosto duvidoso?!

PATATIVANDO

"(...)
Poeta niversitaro,
Poeta de cademia,
De rico vocabularo
Cheio de mitologia,
Tarvez este meu livrinho
Não vá recebê carinho,
Nem lugio e nem istima,
Mas garanto sê fié
E não istruí papé
Com poesia sem rima.

Cheio de rima e sintido
Quero iscrevê meu volume,
Pra não ficá parecido
Com a fulô sem perfume;
A poesia sem rima,
Bastante me disanima
E alegria não me dá;
Não tem sabô a leitura,
Parece uma noite iscura
Sem istrela e sem luá. (...)."

CULTURA. UM BARATO!

  Com toda a parafernália do mundo hodierno quanto custaria a um município fundar um centro de cultura (multimídia)? Coisa pouca, né? E por que eles inexistem?!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...