3 de mar. de 2012

COMO É CONSTRUÍDO UM ÍDOLO?

  "É comum observamos nomes de personalidades (sujeitos, pessoas,...) em bairros, cidades, escolas, hospitais e rodovias de todo o País. Os questionamentos que quero fazer é: Quem são essas pessoas que estão com seus nomes expostos? Quais foram suas contribuições para a sociedade? Quem escolheu esses nomes para os espaços públicos? Quais foram os interesses? Todas estas pessoas realmente mereceram ser homenageadas? E, será que a população conhece as ações o que tais homenageados realizaram? 
  Explorando um pouco a nossa História e a de alguns homenageados na cidade de Coreaú, puder ver que alguns dos nossos homenageados em nada contribuíram para a nossa História. Porém, aqueles que realmente contribuíram, direta ou indiretamente, para o nosso crescimento sócio-cultural, os grandes protagonistas da nossa História, sequer são lembrados! Imagine homenageados.
  Como dizem por aí, sequer apareceram na foto!
  Exemplos: PADRE JOSÉ MARIA, DOM BENEDITO, JOSÉ GOMES DAMASCENO. DR. RAIMUNDO GOMES, CARNEIRO PORTELA, LAÍRE FONTENELE, dentre outros.
   Digam-me onde fica a rua José Gomes Damasceno? A praça Dom Benedito? O Espaço Cultural Carneiro Portela? A av. Dr. Raimundo Gomes? Sabe não? Nem eu! E sabem porque? Porque simplesmente não existem. Pois homenagear significa: reverenciar, celebrar, venerar, fazer reverência e respeitar. Onde está gravado os nomes daqueles que lutaram e lutam pela liberdade e pelo progresso de nossa cidade, sejam eles estudantes, trabalhadores, artistas, etc. Será que por não serem políticos eles não merecem a nossa reverência, a nossa veneração e o nosso respeito?"

  (MANCHÃO) 

  DO BLOGUE: Não quero me estender, para não ferir susceptibilidades. Mas certas homenagens são obras freudianas... Partem do fundo da obscuridade humana! Complexa como ela é... e com meus parcos recursos intelectuais/ psicanalíticos...

Um comentário:

Midas disse...

Quando em 1991 trabalhava no Censo demográfico ao fazermos uma pesquisa na legislação municipal que trata da nomenclaturas dos bairros de Coreau verificamos eu e os colegas Célio Sousa Fontenele e Fernando Machado de Albuquerque que aquela região onde hoje conhecemos como Alto do Izaías é denominado de Bairro José Gomes Damasceno. Há também o bairro Pe. José Maria de Aguiar que se não me falha a memória é a parte abrangida pela atual cohab mais a região da vila São Francisco.

30

NO CAMPO PROGRESSISTA

Os bombeiros entram em ação. Não é hora de rachas, divisões, aflitos, emboanças... Precisamos de paz, diálogo, acordos... Quem é do bem, que...