28 de agosto de 2011
O Globo
"Manchete: Falta de cadastro permite até 27 identidades por habitante.
Sem dados integrados, Brasil não sabe sequer quantos são foragidos da Justiça.Quem sofre com a violência nas ruas não imagina, mas um dos maiores entraves da política de segurança no Brasil é a informação -, ou melhor, a falta dela. O país não tem hoje um banco de dados confiável e nacionalmente integrado, com registros sobre criminosos e seus crimes. Não sabe quantas pessoas estão foragidas da Justiça e quantas estão desaparecidas. Não tem nem mesmo um cadastro nacional de informações digitais, e essa falha permite que um cidadão faça uma carteira de identidade em cada um dos 27 estados brasileiros. O mapa de ocorrências criminais do Ministério da Justiça, usado para planejar políticas públicas, tem por base dados de três anos atrás. O resultado desse apagão de informações é que apenas entre 7% e 8% dos homicídios são esclarecidos. (Págs. 1, 3 e 4).
Do sonho americano à luta líbia.
‘Maior vingança é ver Kadafi se esconder’
O poeta líbio Giuma Bukleb, preso por dez anos apenas porque participaria de um festival literário proibido, diz a Fernando Duarte que 'é hora de olhar para a frente'. (Págs. 1 e 43). Agora, até açougue dá empréstimo.
Propina no Turismo era de até 60%.
Nos bastidores do escândalo no Ministério do Turismo, empresários, ex-funcionários de ONGs e da pasta contam detalhes do esquema de corrupção. Segundo eles, a propina cobrada para liberar verba da pasta chegava a 60% - a taxa mais alta de Brasília. (Págs. 1 e 9). De jatinho, pelo lado cinzento da ética.
Caronas em jatinhos particulares e doações de empresas a políticos são alguns dos temas em que legalidade e promiscuidade estão próximas. (Págs. 1, 10 e 11). Frei Betto
Folha de S. Paulo
Manchete: Embaixada do Brasil nos EUA foi grampeada.
Papéis mantidos em sigilo por dez anos pelo Itamaraty, obtidos pela Folha, revelam que telefones da Embaixada do Brasil foram grampeados em 2001, antes de visita de FHC a Bush.
Os telegramas narram violações em alfândegas de malas diplomáticas do Consulado em Miami e da Embaixada em Havana.
Entre 1992 e 1993, lacres metálicos foram rompidos e as autoridades alfandegárias tentaram submeter as malas a análises de raios X.
O Brasil exigiu apuração, mas não obteve resposta.
A divulgação dessas mensagens faz parte da nova etapa do projeto 'Folha Transparência' (transparencia.folha.com.br), que visa dar publicidade a documentos públicos que não têm acesso livre. (Págs. 1 e A22)
Economia do Nordeste cresce mais do que a média nacional.
Segundo o Banco Central, o país cresceu 1,1% no primeiro trimestre e 0,7% no segundo, enquanto o Nordeste avançou 1,6% nos dois períodos. (Págs. 1 e A4)
Vinicius Torres Freire.
Editoriais.
Leia 'Tempo perdido', sobre pesquisa que revela desigualdade entre escolas públicas e privadas, e 'Inovação ameaçada', acerca do etanol. (Págs. 1 e A2)O Estado de S. Paulo
Manchete: Rebeldes avançam para tomar cidade natal de Kadafi.
Depois de consolidar o domínio sobre Trípoli, insurgentes líbios atacam Sirte, reduto do ditadorAs forças rebeldes declararam ontem ter assumido o controle total sobre Trípoli, depois de rechaçar as tropas de Muamar Kadafi no sul da capital. Agora, os insurgentes se concentram na caçada a Kadafi e na tomada de Sirte, cidade natal e reduto do ditador, principal base de operações das forças leais a Kadafi. Ontem, o Estado testemunhou novos indícios de massacres e crimes de guerra. Corpos de mais de 150 dissidentes do regime líbio, a maioria carbonizados, foram achados na periferia de Trípoli. (Págs. 1, A18 a A21)
Esportes: Blatter quer abertura da Copa no Maracanã.
Para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, 'o futebol brasileiro é o Rio', o que faz a cidade ser o local mais atraente para abrir a Copa de 2014. Em entrevista exclusiva ao correspondente Jamil Chade, Blatter disse que brigas políticas podem atrapalhar a organização do mundial. E afirmou: 'Era mais fácil para a CBF trabalhar com Lula do que é com Dilma'. (Págs. 1 e E5). PT discute meios de captar mais recursos
Seis anos depois do mensalão, que alvejou o governo Lula e dizimou a cúpula do PT, os petistas tentam encontrar um modelo próprio de sustentação financeira. A questão será discutida na reforma do estatuto do partido, durante o congresso da legenda, em setembro. Uma proposta estabelece uma taxa semestral para filiados sem cargo. Mas divergências na corrente majoritária do PT ameaçam deixar tudo como está. (Págs. 1 e A4).
Oposição não reage.
Projeto quer tirar da União terrenos à beira-mar
Propostas em tramitação no Senado transferem a propriedade de terrenos litorâneos do governo federal para Estados e municípios. Com isso, moradores do litoral têm chance de serem donos das propriedades e se livrar da briga judicial para pagar menos taxas. (Págs. 1 e C7). País ganhará mais nove montadoras
Tutty Vasques: Carona de jatinho.
Basta desembarcar com mandato em Brasília para já não lembrar direito como chegou lá. Na Roma Antiga, salvo engano, a turma chegava de biga. (Págs. 1 e J2). Notas & Informações: Uma lei que deu certo.
Os resultados da Lei de Recuperação de Empresas surpreendem até seus defensores. (Págs. 1 e A3).Subsídios à economia valem 8 Bolsas-Família (Págs. 1 e B5). (...)."
Nenhum comentário:
Postar um comentário