"Acho curiosa a discussão que se formou em torno da doença do ex-presidente Lula. A tecla preferida é que Lula deveria ter procurado tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), na saúde pública. Aliás, em tempos eleitorais, ele insinuou que 'dava até vontade de ficar doente para usar a unidade de saúde' que estava inaugurando.
Não concordo com o 'não-dito' dessa conversa. Isto é, nas entrelinhas está se insinuado que aquilo que é público, não presta. Bom mesmo é o privado: a medicina particular, os planos de saúde, etc.
Peço licença para discordar. Em muitos países desenvolvidos, os governantes procuram as instituições públicas de saúde porque sabem que são iguais ou melhores que as privadas. No Brasil, também podemos chegar a ser assim. Aliás, em muitos setores e instituições públicas, o padrão atual é igual ou mesmo melhor do que muitos hospitais privados. Estes serviços são melhores e até mais eficazes. Qualquer pessoa, em Fortaleza, sabe que emergências em relação a acidentes e traumatismos que funciona mesmo – apesar dos pesares – é o Instituto José Frota. Que o melhor desempenho em transplantes, no Ceará, ocorre em hospitais públicos: Hospital Geral de Fortaleza (HGF), de Messejana, Universitário Walter Cantídio.
Mesmo na doença em que Lula foi diagnosticado, muitos hospitais públicos do País, inclusive no Ceará – Instituto do Câncer – fariam igual ou melhor. A insistência em desvalorizar o que é público revela-se uma postura politicamente retrógrada e inconsequente. Incorreta. A saúde pública precisa ter mais recursos e condições. Precisa passar por uma melhor gerência dos recursos. Mas o caminho é esse.
Se todos estes argumentos não convencem, eis aqui – eu mesmo – paciente que se submeteu a um transplante renal. E, posso testemunhar da eficiência, dedicação e competência da equipe de um hospital público, no caso, o HGF.
Devemos lutar, isto sim, para que a coisa pública seja tratada com respeito pelos governantes e pelo povo.
Quanto a Lula, tomara que fique curado."
(Antônio Mourão Cavalcante, médico e Professor, no O Povo e Blogue do Eliomar)
DESTE BLOGUE: Concordando com meu ex-Professor, queria apenas dizer o seguinte: gostaria de ver o melhor hospital privado de Fortaleza, suportar por um mês, a rebordosa do IJF! Ah, como eu queria...
Nenhum comentário:
Postar um comentário