quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

UMA LEITORA DA REVISTA NOVA ESCOLA ME PEDIU E EU ME ATREVO A REPASSAR PRA VOCÊ

   Uma situação para trabalhar a leitura. O grupo imaginado na audiência aqui seria formado por pessoas/ alunos dos 08 anos em diante.

  Situação 1: Uma pessoa da comunidade, já mais idosa, é chamada ao centro da roda (de Professores ou Alunos). É convidada a contar uma história do seu tempo. Coisa leve e prazerosa, como uma boa conversa. Após isso, todos os participantes são convocados a contar a história, de forma coletiva. Coisa do tipo: alguém puxa a linha do carretel, entrega para outra pessoa, que dá seguimento ao trabalho, sem perder o fio. No momento seguinte, com a história já saboreada, todos escrevem em faixas de cartolina as palavras-chaves da narrativa. O material é exposto na lousa, na sequência dos fatos. No último momento, o moderador faz o devido amarradio da história com casos do cotidiano. Ex.: Se a história fala de muito medo, que tal perguntar ao grupo: quais são nossos medos hoje? A quem e a que tememos? Os nossos medos de hoje são parecidos com os de ontem? O que podemos fazer para enfrentar tais medos? O que pode melhorar nossa qualidade de vida, apesar de tudo? 

  Situação 2: Após toda a narrativa, os participantes do auditório são convidados a recontá-la de trás pra frente. Ou seja, do último episódio para o primeiro. As faixas de cortolina expostas, devem obedecer rigorosamente esta ordem.

Nenhum comentário:

MONDUBIM: SUJEIRA E ABANDONO