A cidade é feia, cresceu sem planejamento: sistema de saúde falho, escolas sem qualidade, trânsito infernal. Os poderosos destruíram as dunas, aterraram lagoas, emparedaram a orla, ocuparam praças e aterraram mangues. Levantaram edifícios dentro do mar, do mangue e nas áreas de proteção aos mananciais. Nossas praias ainda são (e serão
sempre) poluídas. Tudo é destruído em nome da ganância e do lucro. Temos vergonha do passado. Destruímos as marcas da memória. Tentamos
nos equilibrar entre populismos de 'direita' e de 'esquerda'; shoppings e comércio informais; 'topics' e blindados. Tentam nos vender a ilusão de que tudo se resolverá em 2014, por um passe de mágica ou por um toque de bola. É difícil viver em qualquer lugar.
Viver aqui parece ser pior. A semente plantada em torno do forte deu neste caos. A nave vai, à deriva."
'Pois bem: Tirando algumas especificidades caracterísitcas da capital da Terra da Luz, o sábio professor disse tudo e não só se aplica a qualquer capital, como também à mais distante vila desta nação sucupirana.
Pois bem 2: Isso mesmo, amado, estimado, idolatrado, e tantos outros ...ados, leitor destas agora 'bem traçadas' linhas.
Pois bem 3: O título honorífico agora de não mais aspirante mas sim 'escribra-mor' sucupirano, junto com a posse da cadeira número um da APL, me exige também o compromisso de não mais escrever mal traçadas e sim 'bem traçadas'.
Pois bem 4: E como traço bem...
Pois bem 5: Mas voltando ao assunto...
Pois bem 6: O sábio mestre disse tudo, a respeito de toda e qualquer cidade ou cidadela. De norte a sul, leste a oeste, não escapa uma... O que ele descreveu é uma realidade de todas, sem excessão...
Pois bem 7: Inclusive, das planejadas, que mal são inauguradas e já começam a ter suas plantas alteradas, com riscos no chão feitos na base do cabo de guarda-chuva.
Pois bem 8: Aí, todas ficam assim...
Tenho dito... E sempre!!!'"
Nenhum comentário:
Postar um comentário