quarta-feira, 23 de maio de 2012

RARIDADE NUM SEBO

  "Em um desses sebos do Centro de Fortaleza adquiri um livro raro. Raríssimo, digo, em razão do inusitado com que foi confeccionado. Explico: Lá pelo limiar da década dos 70 do século passado, os poetas Carneiro Portela, Élder Ximenes e Pádua Lima fizeram publicar um livro grandemente criativo. Um livro sem letras, sem nada escrito no conteúdo. Toda esta 'ousadia' experimental explicada pelo título: 'Cristo: Mistério Trindático'. Como o Cristo que até hoje filósofos e teólogos tentam desvendar, deslindar, explicar sem sucesso, eis que o livro dos três então jovens causou grande celeuma da crítica. Uma loucura! Todavia, o trovador César Coelho, certamente incomodado com tanto papel em branco, resolveu pegar um exemplar do 'livro do nada' e saiu a solicitar de amigos poeta que escrevessem trovas a cada página em branco. Assim formou-se um volume de rica poesia, com trovas escritas de próprio punho e autografada pelo autor. Ali desfilam entre outros, o próprio Carneiro Portela, Otacílio de Azevedo, Jáder de Carvalho, Cruz Filho, Ciro Colares, Adaucto Gondim, Antônio Justa, Vasques Filho e Batista Soares. De Antônio Justa trascrevo esta belíssima trova: 'Jesus! Eu quis mas não pude seguir Teus passos sagrados... Porque me falta virtude, porque me sobram pecados'. E de Otacílio de Azevedo, poeta e pintor de nomeada: 'Eu nasci pra fazer versos, ser boêmio e ser pintor. E soltar meus ais, dispersos, na porta de meu amor.' Em tempo: o tesouro bibliográfico certamente foi surrupiado por algum mão- leve da biblioteca particular do trovador César Coelho."

  (Barros Alves, um "traça" de sebo)

Nenhum comentário:

QUEM VAI PARAR O BOLSOFASCISMO DA PM?

Está na Revista Fórum: " PM joga viatura em alta velocidade contra alunos, na porta de escola em SP. Com casos bárbaros diários na ges...