quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Minha Querida Professora Leiga... Dona Benó

  "Sei muito bem que este negócio de saudades não é coisa de cabra macho, parido no pé da serra da Penaduba. Mas esta foto me traz boas lembranças. Lembranças das primeiras lições de aritmética com dona Benó, professora leiga que soletrava alho a-lhé-lhé. Apesar da deficiência com a língua pátria, a velha me deu excelentes lições. Adição, subtração, multiplicação e divisão era com ela mesma. Eu me orgulhava de apenas com seis anos já saber fazer contas de dividir, com mais de um dígito no divisor. Chegava para me exibir fazer com até quatro dígitos. Era a glória. E nada destas formulazinhas 'mudernas de' toma emprestado aqui, para pagar acolá. Era no raciocínio mesmo. As provas sabiam todas dos noves e a real,  que como o próprio nome diz é REAL. A prova dos noves é falha e, por isso, nem deveria ser ensinada; mas naquele tempo a gente aprendia mesmo eram as duas e ainda sobrava espaço para mais e mais aprendizagem. Ou tempos bons aqueles. Professora leiga. E hoje com todo mundo 'depromado'!!! A educação do jeito que está, hem? O que está acontecendo gente?

   Tenho dito... E sempre!!!"

  (Manuel de Jesus) 


Nenhum comentário:

QUEM VAI PARAR O BOLSOFASCISMO DA PM?

Está na Revista Fórum: " PM joga viatura em alta velocidade contra alunos, na porta de escola em SP. Com casos bárbaros diários na ges...