"No momento em que está no centro das atenções por ser o relator do chamado 'Mensalão', e é alçado à condição de herói por balizar os votos que condenam políticos do PT, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa concedeu entrevista afirmando que votou em Lula em 2002 e 2006 e no segundo turno de 1989 e na presidenta Dilma Rousseff em 2010 e que a imprensa brasileira não reporta de forma isenta os escândalos de corrupção.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Barbosa se recusou a comentar o 'Mensalão', mas disse ver 'dois pesos e duas medidas' por parte da imprensa. Barbosa se referia ao tratamento que recebe o caso envolvendo o PT e o chamado 'Mensalão Mineiro', que envolve políticos do PSDB e teria sido a origem do esquema julgado agora. Ainda segundo a Folha, Barbosa já afirmara antes que a imprensa 'nunca deu bola para o Mensalão Mineiro'.
O ministro, que nesta quarta-feira assume a presidência do STF, disse ver manifestações de racismo contra os negros de forma sistemática e lamentou que 'brancos e conservadores' controlem as 'engrenagens' do poder no País. 'A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem. Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras', afirmou. (...)."
(Revista Carta Capital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário