terça-feira, 6 de novembro de 2012

UMA PÉROLA ARAQUENHENSE




   









  




 Nas trilhas de um sonho: AEDI no distrito de Araquém
   
 A Associação para Educação e o Desenvolvimento Integrado - AEDI, constituída em 15 de julho de 2006, é uma pessoa jurídica de direitos privados, sem fins lucrativos, de âmbito municipal, com sede própria no distrito de Araquém, município de Coreaú – CE. Foi criada para servir de apoio ao desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, da educação e de vivências de práticas cidadãs no referido município. De início seus sócios fundadores encontraram diversas dificuldades, como a falta de um espaço para reuniões e eventos; rejeição por setores da comunidade que não entendiam a finalidade da associação e, acabavam confundindo-a como uma entidade de cunho político partidário, tornando o trabalho a ser realizado pelos associados e colaboradores ainda mais difícil.

 A referida associação prioriza a realização de trabalhos, palestras, encontros etc. voltados para a afirmação do indivíduo enquanto sujeito, procurando promover um protagonismo cidadão, para que possamos construir uma sociedade ativa, justa e humana. Foram desenvolvidos, desde de sua fundação, práticas voltadas para uma educação crítica e participativa.  
                                   
   Os principais parceiros e espaços de atuação, desde de sua fundação, são espaços públicos como as escolas de Ensino Fundamental e Médio do Município. Por meios de trabalhos voluntários e doações estamos construindo uma pequena biblioteca, destinada a atender a toda a comunidade. A sede da AEDI é usado para estudo, pesquisas, reuniões e preparação de trabalhos escolares, tanto por alunos do ensino Fundamental, Médio e até Universitário. Realizamos uma série de palestras, oficinas, encontros, debatendo assuntos destinados a formação cidadã. Constituída desde de sua criação, por jovens estudantes de ensino médio, de graduação, como também por graduados e professores das diversas áreas, das redes municipais e estudais de ensino de Araquém, que se dedicam voluntariamente e apoiam os projetos da associação.

 Todavia, há muito o que conquistar junto a sociedade, aos setores municipais e as entidades com objetivos similares. Lutando por um amplo espaço de atuação no município de Coreaú, a AEDI tem a pretensão de ampliar horizontes e quebrar barreiras que impedem o desenvolvimento local e humano. E mesmo que muitos não acreditem na força de um pequeno grupo, nós continuaremos “remando contra as revoltadas águas” e plantando sementes, na aridez do conhecimento do nosso povo, no Vale do Coreaú!

  (Gleiciane Albuquerque)

Nenhum comentário:

MONDUBIM: SUJEIRA E ABANDONO