9 de mar. de 2013

(FALHAS) POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO: O EDITORIAL DO DN DE HOJE

  Baixa aprendizagem

  "O Relatório de avaliação da aprendizagem escolar constata baixos índices de aproveitamento em Matemática e Português no ensino fundamental do Ceará. A conclusão inserida no estudo 'De Olho nas Metas 2012', do Movimento Todos pela Educação, enfoca a escola pública. Os grupos escolhidos para testes de aproveitamento do conteúdo aprendido são estratégicos para a verificação da aprendizagem retida, pois representam o coroamento da etapa mais longa do processo escolar. A escola brasileira desprezou técnicas e métodos antigos por processos sem eficácia comprovada. Essa anomalia aparece na classificação do desempenho nacional da educação.   
  O Ceará ocupa a 10ª posição, quando se apura a apropriação do conteúdo de Matemática (9%), e o 13º lugar em Português (24%). Os valores encontrados estão abaixo das médias registradas no País: 10,3% para Matemática e 29,2% para Português.
  Para os Estados com desempenho acima da média, o aproveitamento em Matemática vale ser destacado no Rio de Janeiro com 16,6%; no Distrito Federal, com 15,8%; em Minas Gerais, 15,4%; em Santa Catarina, 14,5% e no Paraná, com 14,2%. Quanto ao aproveitamento em Português, os melhores índices estão no Distrito Federal, 40,3%; no Rio de Janeiro, 38,1%; em Mato Grosso do Sul, 37,6%; no Rio Grande do Sul, 36,3% e em São Paulo 35,9%. Mesmo assim, esse rendimento abaixo de 50% alerta os educadores para a crise estrutural vivida pela escola pública, decorrente de uma série de fatores: falta de motivação dos jovens provocada por currículos deslocados de suas aspirações, como a qualificação para o trabalho; de aproveitamento do tempo na escola e em casa para aprofundamento de conteúdos; a acumulação de dificuldades desde o ensino fundamental. As deficiências em Matemática e Português são históricas por não haver mais, nos lares, a ação suplementar dos pais colaborando com a aprendizagem de seus filhos. Nas escolas antigas, a aprendizagem de Matemática começava pela tabuada, intensificada pelas sabatinas. A aprendizagem em Língua Portuguesa se iniciava com a leitura como recital e o ditado para a correção de rumo. Tudo isso desapareceu, sem a escolha de outros instrumentos capazes de fixar a aprendizagem motivada. As consequências são visíveis no Ceará, onde 91% dos estudantes do ensino médio não sabem Matemática. Entre 2007 e 2011, no 5º ano do Ensino Fundamental, 68,7% dos alunos apresentaram baixo rendimento em Português e 77,4% ficaram reprovados em Matemática pela pontuação da Prova Brasil.

  Há outros agravantes: 77,7% dos alunos matriculados no 9º ano da escola pública, em 2011, não obtiveram notas adequadas em Língua Portuguesa. Desse mesmo grupo, 77,4% do alunado ficaram reprovados em Matemática. Nesse universo de dificuldades, dois municípios surpreenderam: Mucambo, onde o 5º do ensino fundamental obteve 86,6% no desempenho de Matemática e 81,6% em Português. Em Jijoca de Jericoacoara 55% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram bem avaliados em Língua Portuguesa e 50,3% em Matemática.

  A escola precisa mudar o quanto antes. Essa transformação exige novos investimentos, mas, principalmente, a racionalização dos recursos já disponibilizados, adequando-os às necessidades de uma sociedade em permanente evolução tecnológica. Desatendidas essas exigências, é condenar-se à mediocridade."


  DO BLOGUE: Que secretarias de Educação vão se debruçar sobre esses (dramáticos) resultados e sair da letargia (histórica) e da forte lei do menor esforço!? 

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