Baixa aprendizagem
"O
Relatório de avaliação da aprendizagem escolar constata baixos índices
de aproveitamento em Matemática e Português no ensino fundamental do
Ceará. A conclusão inserida no estudo 'De Olho nas Metas 2012', do
Movimento Todos pela Educação, enfoca a escola pública. Os grupos
escolhidos para testes de aproveitamento do conteúdo aprendido são
estratégicos para a verificação da aprendizagem retida, pois representam
o coroamento da etapa mais longa do processo escolar. A escola
brasileira desprezou técnicas e métodos antigos por processos sem
eficácia comprovada. Essa anomalia aparece na classificação do
desempenho nacional da educação.
O Ceará ocupa a 10ª posição, quando se
apura a apropriação do conteúdo de Matemática (9%), e o 13º lugar em
Português (24%). Os valores encontrados estão abaixo das médias
registradas no País: 10,3% para Matemática e 29,2% para Português.
Há outros agravantes: 77,7% dos alunos matriculados no 9º ano da escola pública, em 2011, não obtiveram notas adequadas em Língua Portuguesa. Desse mesmo grupo, 77,4% do alunado ficaram reprovados em Matemática. Nesse universo de dificuldades, dois municípios surpreenderam: Mucambo, onde o 5º do ensino fundamental obteve 86,6% no desempenho de Matemática e 81,6% em Português. Em Jijoca de Jericoacoara 55% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram bem avaliados em Língua Portuguesa e 50,3% em Matemática.
A escola precisa mudar o quanto antes. Essa transformação exige novos investimentos, mas, principalmente, a racionalização dos recursos já disponibilizados, adequando-os às necessidades de uma sociedade em permanente evolução tecnológica. Desatendidas essas exigências, é condenar-se à mediocridade."
DO BLOGUE: Que secretarias de Educação vão se debruçar sobre esses (dramáticos) resultados e sair da letargia (histórica) e da forte lei do menor esforço!?
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