29 de dez. de 2013

TRADICIONALISMO?!

   "(...) O que se tem no ensino público brasileiro não é, em absoluto, apego à tradição, mas sim a falta quase absoluta de qualidade e conhecimento, além da absurda falta de infraestrutura física, tecnológica, didática e de recursos. E essa carência não pode, de maneira alguma, ser confundida com 'ser tradicional'.

  O Brasil não sofre, portanto, com o excesso de professores 'tradicionais'. Ao contrário, são as péssimas condições de trabalho que, não raro, têm forçado, cada vez mais, os bons profissionais a darem suas aulas da maneira que podem ou, pior, a desistirem da sala de aula, deixando esse importantíssimo espaço nas mãos de pessoas despreparadas. Professores que não estudam, que não leem, que não se atualizam e simplesmente repetem as mesmas práticas durante anos, não são professores 'tradicionais', mas sim maus professores! Escolas que não têm nenhum recurso em sala de aula, a não ser lousa e giz (além dos 35 a 40 alunos motivacional e cognitivamente heterogêneos), não são 'tradicionais', são despreparadas, inadequadas. Um sistema nacional de ensino que não dá condições para que seus profissionais invistam em sua própria formação não é um sistema 'tradicional', mas um sistema problemático, deficiente, desvalorizado.
 
  Se o país deseja professores excelentes e criativos, então deve oferecer excelentes condições de trabalho: e não falo apenas de salário! Falo de valorização, respeito e infraestrutura física e tecnológica de primeiríssima qualidade. Isso é o que tem afastado os bons professores das salas de aula. Muitos que amam a profissão e que a veem como uma vocação acabam por se esgotar de tal maneira que simplesmente desistem. Outros, que desejam criar e implantar projetos e atividades diferenciadas, acabam tendo seus esforços sufocados pelas condições concretas de funcionamento do ensino público. (...)."


 Simone Benedetti

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