sábado, 18 de janeiro de 2014

CHICO CANTA SUA ALDEIA!

  MARANGUAPE

  Chico Anysio 

  "Os pendões verdes da cana balançavam só pra mim. E eu ia pelo caminho feito de tantas pisadas, com medo de uma cigana que ali disse que o meu fim era triste. Era eu sozinho sem amor, sem camaradas. No fim do canavial nascia a praça da igreja onde aos domingos se ouvia os sermões contra os horrores. A voz do bem contra o mal, pedindo a Deus que proteja com sua sabedoria a nós, pobres pecadores. Mais adiante e para o lado surgia a enorme praça onde os homens caminhavam no inverso das donzelas, o que era achado um pecado por uns; pra outros uma graça e namorados se formavam para alegria de eles e elas. Um cinema se acabando, na esquina o Bar Sinfrônio, uma lojinha, uma padaria e nada que eu lembre mais. Sessenta anos passando não mudou o patrimônio e Maranguape é hoje em dia o que era a um tempo atrás. Mas eu quero minha cidade. Assim como foi e está: o que o povo deseja é que tudo funcione. Senhor prefeito, a verdade é esta e não mudará: Tudo certo, é o que se almeja. E progresso, nem mencione. Maranguape é uma saudade. Que queremos manter viva. E vivendo dentro dela. Morando na sua alma. Eu nasci nesta cidade. Que é só de nós, é exclusiva. É quando olhamos pra ela que nossa vida se acalma. Maranguape é uma saudade. Que se pode visitar. E é isto, a felicidade. Que eu desejo conservar."

Nenhum comentário:

QUEM VAI PARAR O BOLSOFASCISMO DA PM?

Está na Revista Fórum: " PM joga viatura em alta velocidade contra alunos, na porta de escola em SP. Com casos bárbaros diários na ges...