PROJETO CONFRARIA DE
LEITURA
O projeto Confraria de Leitura
existe há quase 20 anos e visa incentivar a leitura entre os alunos da rede
pública, na escola em que funciona . Os alunos atendidos (100 ao todo)
têm de 08 aos 12 anos. Todos têm acesso à leitura plural e diversificada. O
projeto retira a criançada da simples decodificação textual e a coloca na
interpretação, na vivência do texto. Trabalha os mais diversos tipos de texto:
música, teatro, poesia (principalmente literatura de cordel, uma vez que o
coordenador é também poeta e produtor de textos), prosa, etc. Focaliza também
questões do cotidiano e usa textos alternativos e portadores de textos, como
charges, cartuns, gravuras, desenhos, panfletos, bulas, rótulos,
etc. Outro foco permanente do trabalho são as culturas cearense e
nordestina.
O Confraria de Leitura ocupa os
espaços da escola, desde a sala de aula, até a quadra esportiva e a biblioteca.
Os encontros sobre leitura, escrita e contação de histórias se dão uma vez/duas
por semana e tem a intenção de levar ao aluno o maior número possível de
livros, revistas e outras publicações, como portadores de texto (bulas,
encartes, panfletos, notas publicitárias, etc).
A Escola Jornalista Demócrito Dummar é nova,
mas já tem sérios problemas de estrutura física. Fica numa região bem carente,
muito longe de bibliotecas e outros centros de cultura. O alunado é bem
carente, uma vez que a maior parte é filha de operários ligados à construção
civil e ao setor de serviços. Numa região assim fica fácil trabalhar com
leitura e escrita, uma vez que a grande atração da região, durante o dia, é a
escola.
As atividades do grupo são planejadas de forma
a atender essa carência. Assim, os textos e livros são sempre ligados a temas
leves e prazerosos (até com uma pitada de humor). Procura-se também dar todo o
destaque as manifestações literárias e artísticas do Ceará e do Nordeste, numa
tentativa de aproximar a garotada do que há de mais relevante n região.
As atividades tem em média 60
minutos, sendo 25 para a motivação e o restante para leitura e um debate no
final. O debate pode ser substituído por informes, depoimentos e palestras com
convidados (parlamentares, escritores, poetas, músicos, etc).
O projeto já foi destacado
pelo Ministério da Educação e Cultura (com vídeo e teleconferência,
ancorada pela jornalista Leda Nagle), pela Câmara Municipal de Fortaleza e pela
Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
JOÃO TELES DE AGUIAR - coordenador
(85) 9 85863910
JOÃO TELES DE AGUIAR - coordenador
(85) 9 85863910
Escola Municipal Jornalista
Demócrito Dummar – bairro Canindezinho – Fortaleza - Ceará
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