17 de nov. de 2015

DE ONDE VEM O OXIGÊNIO DO TERRORISMO

   "(...)  
  O financiamento do terrorismo requer fundos substanciais para o planejamento de ataques, formação e recrutamento de agentes, disseminação da propaganda, transporte, preservando os canais de comunicação, apoio às organizações de satélites e subsídio do custo de vida de agentes terroristas.
  Algumas estimativas apontam que o Estado Islâmico é atualmente o grupo terrorista mais rico da história, cujas fontes são provenientes do contrabando, extorsão e pilhagem que facilmente entram no sistema financeiro através de lavagem de dinheiro. De acordo com os últimos números do FMI, é estimado em torno de 3,5 trilhões de dólares anualmente o volume de transações bancárias envolvendo o financiamento do terrorismo e a lavagem de dinheiro. Há duas razões principais para o seu crescimento: a sofisticação dos criminosos, e as deficiências do modelo de correspondência bancária, em que um banco realiza operações e facilita as operações de pagamento de divisas em nome de outra instituição financeira. Os lavadores de dinheiro criam ecossistemas transacionais intrincados para cobrir suas trilhas, usando estruturas corporativas obscuras entre jurisdições. Com a lavagem de dinheiro crescendo exponencialmente e o desenvolvimento de ecossistemas transacionais intrincados para cobrir suas trilhas, usando estruturas corporativas obscuras entre jurisdições, a necessidade de acertar o calcanhar de Aquiles dos terroristas é mais urgente do que nunca.
  Não é absurdo concordar com Colin Powell, ex-Secretário de Estado dos EUA, quando afirmou que 'o dinheiro é o oxigênio do terrorismo. Sem os meios para levantar e movimentar o dinheiro ao redor do mundo, os terroristas não podem funcionar'."
  João Bosco Monte
  Presidente Instituto Brasil África (no O Povo)
  (Grifos do Blogue)

Nenhum comentário:

30

AV. BEIRA MAR NO ABANDONO

Nem o belo logradouro escapa. Triste fim de uma gestão lastimável!