8 de mar. de 2020

MEMÓRIA - 4

"Sebastião Alves Lourenço, filho do agricultor Francisco Lourenço Sobrinho (Chicute) e Maria Alves dos Santos, nasceu em Aratuba, a 4 de abril de 1934. Aprendeu a ler com ajuda de amigos e sem frequentar a escola. Além de agricultor, foi comerciante e vereador em Capistrano, na década de 1980. Na sua bagagem cultural, acumulou experiências de quermesseiro, mestre de reisado e cordelista, tendo esta última atividade se intensificado nos últimos 10 anos.
(...)
Mestre Sebastião Chicute foi tema de minha tese de doutorado na Universidad Autónoma de Asunción (UAA), onde pude analisar a contribuição de sua atividade cultural, na perspectiva do patrimônio imaterial, na qualidade de mestre da cultura do Estado do Ceará. Mestre Sebastião Chicute faleceu em 1 de fevereiro de 2015 com 80 anos. Coincidentemente seu último cordel foi sobre a vida de dom Bosco, cujo aniversário de 200 anos foi comemorado no dia 31 de janeiro de 2015, véspera de seu falecimento."
Francisco Artur Pinheiro Alves, professor do curso de História da Uece, em artigo no jornal O Povo publicado no dia 18/02/2015.

Nenhum comentário:

30

AV. BEIRA MAR NO ABANDONO

Nem o belo logradouro escapa. Triste fim de uma gestão lastimável!