sábado, 1 de janeiro de 2022

SABEDORIA

 "UM PRESENTE PARA BUDA, um conto budista*

Certa feita, quando o sereníssimo senhor Buda praticava sua doutrina, um homem se acercou dele e começou a insultá-lo. Buda, porém, se manteve num imperturbável estado de serenidade e silêncio, até que o homem se cansou e retirou-se.

Um discípulo, sentindo-se indignado pelos insultos, perguntou-lhe porque ele deixara ser maltratado daquela maneira, ao que Buda respondeu, com segura tranquilidade.

- Se eu te dou um cavalo de presente e tu não o aceitas, de quem é o presente?

O discípulo respondeu: - Se eu não aceitar, ele ainda seria seu, certamente!

Então Buda disse:

- Muito bem. Essas pessoas passam parte do seu tempo a lançar-me insultos; mas eu tenho o arbítrio de escolher se vou aceitá-los ou não. Os insultos são como presente: se você aceitá-lo, ele estará em suas mãos. Não podemos culpar o insulto à nossa decisão de aceitar ou não. Pela mesma razão, esses insultos são para mim como um presente que eu escolho não pegá-lo. Eu simplesmente deixo nos mesmos lábios que o proferiram."

  • ____________

* Contado na Net pelo jornalista espírita Nonato Albuquerque

Nenhum comentário:

O CASTELÃO CONTRA A LGBTFOBIA

 Foto: Aurélio Alves/O Povo