sábado, 25 de março de 2023

SOBRE ESSA (GOSTOSA) CIDADE

 "Se o @luizantoniosimas merece a chave da cidade do Rio de Janeiro (sim, merece mesmo!), fiquei pensando quem, em Fortaleza, seria digno de tal honraria. O primeiro nome que me ocorre é o do saudoso Augusto Pontes, que atualizou uma tradição de boêmios, rueiros e intelectuais apaixonados por Fortaleza, dinastia pagã que remonta a Ramos Cotoco. 

Do meu cânone pessoal, lembro de Ronaldo Salgado e Demitri Túlio, mestres da escrita, a quem o jornalismo tratou de assinar uma escritura de vivência nos parques, ruas, bares e vielas. Também penso com muita saudade em (Tarcísio) Sardinha, Neno Cavalcante e Airton Monte, Ethel de Paula, Ana Mary Cavalcante, Marvioli, Maurição Lima e Romeu Duarte também se inscrevem nesse rol.  Certamente, estou esquecendo alguém. De antemão, peço desculpas. 

Mas tudo isso é só pra dizer que o melhor da vida está nas ruas, esse abismo perigosamente delicioso, onde a experiência humana se revela em sua mais potente transcendência - coisa que a vã filosofia das varandas gourmet jamais cogitará. 

Em tempo: por mim, seria criado um Ministério ou uma Secretaria das Ruas, pra gente desinstitucionalizar a caretice e abrir outros caminhos para nossa existência." 

Felipe Araújo, jornalista e músico, CE.

Nenhum comentário:

QUEM VAI PARAR O BOLSOFASCISMO DA PM?

Está na Revista Fórum: " PM joga viatura em alta velocidade contra alunos, na porta de escola em SP. Com casos bárbaros diários na ges...