quarta-feira, 12 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO EM DEBATE (CONT.)

   "Momento ímpar
  Por outro lado, vemos a inércia quase total do povo brasileiro que assiste passivamente ao enterro da Educação e não toma uma decisão firme contra isso. Nossos meios de comunicação, infelizmente, não abrem canais para um discussão séria... Por que o horários nobres não são dedicados a uma discussão verdadeira sobre o que se passa na Educação brasileira? Essa discussão não seria apenas a discussão da desgraça, mas mostrar firmemente as coisas boas, os sucessos, as experiências, as ações da essência do ensinar. Claro que temos de denunciar mazelas, mas há coisas boas que estão ocultadas pela mídia e que não são divulgadas, pois é mais fácil mostrar armas nas escolas, mostrar alunos violentos e tentar passar a ideia de jovens fracassados, desprovidos de respeito e sem nenhum tipo de desejo de aprender, o que não é uma realidade total da educação.
   Há revistas de circulação nacional que deveriam abrir espaços para experiências, para novidades que, embora sem alarde, têm importância no processo educativo. Infelizmente, nossa mídia só quer oba-oba e sensacionalismo. Sugiro que mudem a pauta e divulguem experiências exitosas, divulguem a essência do ensinar e abram espaços para os professores anônimos que hoje têm muito a dizer. Nas revistas, hoje os professores pouco falam, pouco dizem o que pensam, pouco têm a mostrar, pois o espaço é cada vez mais restrito.
   Os grandes educadores, professores e palestrantes deveriam pesquisar o sentido da educação e deixar de teorizar em cima do caos para se embrenhar nas escolas de todo país verificando experiências, trocando ideias, discutindo na prática os efeitos da educação em seus personagens principais: alunos e professores. Há momentos em que a educação não pode ser deixada de lado... É preciso um esforço hercúleo para que ela aconteça de fato e isso só é possível com o apoio da sociedade. Não vemos, infelizmente, os famosos descendo de seus degraus de fama e visitando as escolas a não ser em casos esporádicos e em momentos de divulgação midiática. Temos exemplos de vários cantores, jogadores de futebol e governantes que só foram às escolas quando foram alunos, o que faz com que não saibam o real sentido da essência do ensinar. Que tal mudar nossa concepção de escola? Que tal buscar a verdade da essência de ensinar? Do contrário a data do Dia do Professor apenas será mais uma data comercial sem o sentido da reflexão... Que os pensadores midiáticos pensem que este é um momento ímpar para rever a Educação e fazer dela a alavanca para a resolução dos problemas que aí estão com pouca solução, se não mudarmos a maneira de fazer Educação..."

  (Francisco Djacyr Silva de Souza é professor, Fortaleza, CE)

Nenhum comentário:

QUEM VAI PARAR O BOLSOFASCISMO DA PM?

Está na Revista Fórum: " PM joga viatura em alta velocidade contra alunos, na porta de escola em SP. Com casos bárbaros diários na ges...