sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A TRAGÉDIA CHANCELADA PELO ESTADO... AUSENTE


  "Educação: mais da metade dos jovens do Ceará não vai à escola.
 Os números demonstram o quanto o Ceará está despreparado para os desafios do desenvolvimento.
Mais da metade dos jovens cearenses não tem qualquer instrução ou não possui ensino fundamental completo. Os dados são da pesquisa 'Educação e deslocamento', desenvolvida com base no Censo 2010 e divulgada na última quarta- feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De outro lado, só uma pequena faixa (7,16%) dos cearenses com 25 anos ou mais possui ensino superior completo.
   Os números são de estarrecer e demonstram o quanto o Ceará (a exemplo do restante do País) está despreparado para os desafios do desenvolvimento. Permitir tal desperdício de cérebros é algo incompreensível diante da realidade que coloca o conhecimento como matéria-prima fundamental para o avanço de qualquer sociedade integrada à contemporaneidade. Isso não se alcança sem o domínio da ciência e da tecnologia. Isto é: sem educação, todo o esforço empreendido para sair do subdesenvolvimento termina sendo como a edificação de uma imensa estátua de bronze erguida sobre pés de barro. Não dá para entender que 50,5% dos jovens cearenses – e 44,9% no País – sejam desprovidos de instrução escolar ou sequer tenham concluído o ensino fundamental. Mais: a desproporção, segundo o critério de raça ou etnia, é clara: 62,28% (com 15 anos ou mais) são pretos; 54,03%, indígenas; 53,65%, pardos; 48,37%, amarelos e 42,45%, brancos.
  Pela pesquisa, fica claro que o nó da questão está na necessidade que têm as famílias pobres de fazer o filho trabalhar desde cedo para ajudar no sustento da casa. Por isso, ou eles não vão à escola ou a abandonam antes de concluir o fundamental. Faz-se imperativa, portanto, uma política pública focada nessa realidade, que permita assistir à família inteira, possibilitando a liberação de crianças e jovens do trabalho para irem à escola.
  Sem dúvida, isso exige um alto investimento financeiro. Daí a importância da medida baixada pela presidente Dilma de dedicar 100% dos recursos do pré-sal à educação para nos retirar dessa enrascada. Ou o Brasil faz isso ou não se libertará das atuais amarras que impedem seu desenvolvimento, causadas pelo desperdício do seu maior capital: o cérebro de seus jovens."

  (O Povo, em Editorial)

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