31 de dez. de 2012

POR QUE A NOSSA PALMA NÃO SE DESENVOLVE!?

  "Atento ao questionamento acima, que infelizmente é uma verdade clara, real e patente, desde de outrora, dos idos dos anos setenta (ou até antes disso), certamente há uma razão (ou razões) e também um responsável (ou responsáveis) por isso.
  Vivi até quase os 15 anos na velha Palma, quando fui pra capital estudar e realizar meu sonho de ser engenheiro (em 1983). Desde 1984 estou no Norte do Brasil (Amazônia), onde me tornei advogado em 2001, mas sempre presente na terrinha e torrão de berço. Antigamente Coreaú até tinha uma produção considerável, com relação à agricultura (milho, feijão, algodão, mandioca, etc), pecuária, extrativismo vegetal (carnaúba), confeção de chapéus, tijolos, telhas, etc., sem olvidar da importância do setor comercial. Naquela época, o setor público municipal não tinha tanta representação e/ou interferência na vida econômica do município. A não ser a busca por um emprego de professora para as filhas de algumas famílias, para as alunas que concluíssem a Escola Normal. Afinal, não era exigido o concurso público. Mas com o passar dos anos e das décadas, a coisa/situação mudou de figura, e digamos assim, se inverteu; e acho que para pior, pelo menos até os dias atuais do ano 2012 do século XXI.
  Hoje, Coreaú não produz quase nada e por isso, não há como gerar empregos, melhorar renda, a qualidade de vida das pessoas, a esperança pro jovens, etc., salvo o comércio, que sempre merecerá destaque. Não esqueçamos a Educação, que apesar de todo tipo de dificuldade, vem avançando a passos lentos.
  No entanto, à medida que aquela produção foi definhando (e a culpada não é a seca do semi-árido, que sempre existiu), parte significativa do povo de Coreaú se acostumou mal a querer e esperar tudo do poder público (municipal, estadual e federal). Foi a partir daí que a nossa Prefeitura Municipal tornou-se a 'galinha-dos-ovos-de-ouro' para resolver ou amenizar os seus problemas das pessoas e suas necessidades. Mas os recursos são limitados e a cobiça é grande e o poder municipal perdeu a capacidade de ser o mentor/motor que alanvanca (junto e com o apoio da iniciativa privada) o crescimento e o desenvolvimento que tanto Coreaú precisa, para o bem-comum de sua população. Tanto é verdade, por ser notório, que há vários anos, o paço municipal e a Câmara de Vereadores são muito disputados, e a Prefeitura e a Câmara têm servido basicamente a poucos ('os amigos do 'rei' não coroado', por empréstimo). É essa população que há muitos anos, na sua 'ignorância política' só tem servido como 'massa-de-manobra' ou como membro de 'curral eleitoral' para alguns políticos, de 4 em 4 anos, em troca de favores questionáveis e impublicáveis, conforme amplamente divulgado pelos blogues de Coreaú. O que aconteceu recentemente na montagem da nova mesa diretora da Câmara Municipal só corrobora com o dito aqui. Lamentavelmente, a 'Casa do Povo' parece que não é mais do POVO, e parece ser um 'departamento', a serviço da prefeitura, opinião essa em consonância com as de alguns blogueiros de Coreaú. É preciso mudar isso para o bem do povo, da democracia e do Estado democrático de direito, que a população brasileira tanto lutou para obter! Não é nada salutar o Poder Legislativo 'se curvar' ao Executivo, vez que os poderes são harmônicos e independentes. Quem perde é a população e o município, que vem marcando o passo há décadas e não sai do canto. É só tentar verificar o que foi feito/realizado nos últimos 20 (vinte) anos, (a partir de 1992), por exemplo, e vai verificar que MUITO POUCO ou QUASE NADA foi realizado pelo poder municipal em prol do município e de sua população. A carência é grande. Mas o FPM chega mensalmente, sem falar nos convênios. Mas, cadê os bons projetos para Coreaú sair do marasmo? Algum candidato apresentou, fez promessas? Portanto, pelo jeito, NADA MUDOU e nem NADA VAI MUDAR, enquanto as cabeças pensantes, cívicas, éticas e conscientes de Coreaú não despertarem do sono profundo de décadas, e quando acordarem, devem defender com garra e determinação os valores éticos e morais, da cidadania e da dignidade da pessoa humana, aliados à plena liberdade de escolher os seus legítimos representantes para a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Para o bem das crianças, jovens, adultos e idosos de nossa velha PALMA. Espero, desejo, rogo e torço que esse dia chegue o mais rápido possível.

  Por fim, deixo para cada cidadão de Coreaú que, querendo, tire as suas conclusões, com relação aos temas ora discorridos.

  PAZ, SAÚDE e PROTEÇÃO A TODOS.

  Boas Festas e Feliz Ano Novo de 2013!"

  (COSMO CARVALHO, engenheiro e advogado)

Nenhum comentário:

30

AV. BEIRA MAR NO ABANDONO

Nem o belo logradouro escapa. Triste fim de uma gestão lastimável!