1 de mai. de 2012

UMA MULHER À FRENTE DE SEU TEMPO!




  "Ontem, 26/04, recebi o livro 'Francisca Clotilde, Uma Pioneira da Educação e da Literatura no Ceará', que me foi enviado pela conterrânea e autora do livro, a professora e acadêmica Anamélia Custódio Mota, cuja cadeira na Academia Tauaense de Letras tem como patrona a própria Francisca Clotilde. Francisca Clotilde, conforme tive a grata satisfação de saber, através da professora Anamélia, foi uma pioneira em tudo que empreendeu.

  Foi a primeira mulher cearense a ter voz ativa no extreito círculo literário do Ceará, no idos de 1900, foi abolicionista, quando muitos homens se omitiram, divorciou-se e escreveu sobre o divórcio em um tempo e lugar onde as mulheres divorciadas eram tratadas como prostitutas. E ela foi respeitada. Fundou uma revista onde falava abertamente da 'grosseria dos homens', quando às mulheres não tinham o direito de se manifestar publicamente; fundou um colégio onde meninos e meninas estudavam na mesma sala, inconcebível naquela época, em que meninos e meninas estudavam até em horários diferentes...

  Agradeço de coração à Anamélia Mota pelo envio de tão caro exemplar de seu livro. Vou repassá-lo à Biblioteca da Casa do Ceará em Brasília.

Com um grande abraço."

Nenhum comentário:

30

AV. BEIRA MAR NO ABANDONO

Nem o belo logradouro escapa. Triste fim de uma gestão lastimável!