quarta-feira, 27 de julho de 2011

À MESTRA, COM CARINHO...

 "HOMENAGEM À PROFESSORA ROSÁRIO LEITE



 A professora Maria do Rosário Leite Fernandes foi minha professora de Português sete anos ininterruptos, nas Escolas Vilebaldo Aguiar e Normal Nossa Senhora da Piedade, mais precisamente de 1980 a 1986, na cidade de Coreaú.

  Pubescente, ávido pelo conhecimento, contava eu, quando tive a primeira aula da mestra Rosário, poéticos onze anos de idade. Era uma 5.ª série de um ensino fundamental profícuo.

  O tempo foi passando. Paulatinamente eu era conduzido por uma estrada. A estrada do saber. No meio do caminho, Escola Normal. Ali estava ela, teimosamente em minha vida, sim, ela, professora Rosário, enxertando-me de novo com segredos da 'Última Flor do Lácio'. Leitura, redação, gramática, literatura. Quinze anos de idade. Que mundo fascinante! A adolescência foi se esvaindo. Esvaiu-se. Todavia, indeléveis ficaram aquelas aulas magistrais de língua portuguesa da inesquecível Rosário.

  Década de 90, Universidade, graduação, concursos públicos. Metamorfoses.

  São João de 2007. São João levou a minha professora Rosário para uma festa no Céu. Levou consigo uma alma guerreira, esposa, mãe, avó.

  Como disse, eu sou professor. Professor de Português. Professor da Escola Vilebaldo Aguiar. Discípulo de Rosário Leite, com prazer."

  Coreaú-CE, 27 de julho de 2011.


  FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
  Professor

Nenhum comentário:

QUEM VAI PARAR O BOLSOFASCISMO DA PM?

Está na Revista Fórum: " PM joga viatura em alta velocidade contra alunos, na porta de escola em SP. Com casos bárbaros diários na ges...