sábado, 24 de setembro de 2011

Li nos Blogues Coreausiará e Rm no Foco dos Colegas Professores João Teles e Romildo Moura

  "'PARABÉNS, COREAÚ! 

  COMO É BONITO O AMANHECER NA MINHA TERRA, COM O SOL SURGINDO E CLAREANDO A IMENSIDÃO! E ENTRE AS SERRAS, NESTE VALE VERDEJANTE SURGE BELA E CATIVANTE A MINHA CIDADE, O MEU TORRÃO.   

  141 de emancipação. Parabéns aos políticos, que dela usufruíram e usufruem, porque minha cidade mesmo, não tem o que comemorar! As coisas que aqui existem são as mesmas coisas que existem em qualquer lugar, por mais paupérrimo que seja tem. Quer que eu enumere? Pois vamos lá! Um banco com 4 caixas eletrônicos, que só funcionam 2, às vezes, só 1. Um hospital que... Um posto avançado do INSS, um fórum, uma farmácia básica, uma delegacia. Um posto dos Correios, escolas, igrejas, um mercado 'público', uma prefeitura, uma câmara, filhos ilustres que nada fazem por nossa terra, uma rádio, etc... Coisas que qualquer uma cidade do porte da nossa, é obrigada a ter.   Mas o que mais me entristece, é o nosso atraso CULTURAL, pois nem ontem e nem hoje tivemos e nem temos nada que proporcione aos nossos jovens o acesso à Cultura. Quando se fala de CULTURA, nosso único cartão postal é a nossa gloriosa Banda de Música Lira Palmense. Pois aqui não temos um teatro, uma casa de CULTURA, um grupo de danças, um coral, um local apropriado para a prática de esportes, tarará, tarará, tarará ... Temos até alguns ou algumas pessoas que se destacam, por livre e espontânea vontade. O DESENVOVIMENTO DE UM POVO É MEDIDO PELA SUA CULTURA. SE NÃO TEM CULTURA NÃO TEM DESENVOLVIMENTO! Mas mesmo assim, PARABÉNS, COREAÚ! Por onde eu ando, se perguntam de onde eu venho, com ORGULHO eu respondo: SOU COREAUENSE, SIM, SENHOR!'

  (BENEDITO GILSON RAMOS - Manchão)

  'Pois bem. Então, 'tá bão demais, sô!' Pelo jeito, por aqui só existe um probleminha: - Os caixas eletrônicos! E isso é bem facim de resolver! Mas... eu disse: Maaaaaass... Não entendi direito foram aquelas reticências colocadas antes de 'posto avançado' e 'coisas que qualquer'... Poderia o nobre colega, autor do texto traduzi-las em bom português para este humilde ignorante, leitor destas bem traçadas linhas? Ah, como dizia aquele meu colega professor, que lia o jornal Tribuna do Ceará em sala de aula, escreva em letras GARRAFAIS... TENHO DITO... E SEMPRE!!!'"

  (Manuel de Jesus)

Nenhum comentário:

MONDUBIM: SUJEIRA E ABANDONO