O Projeto Turnê do Livro foi criado para ajudar autores a divulgar seus livros em todo o Brasil. É uma ideia criada por mim, Ricardo Kelmer, mas que pode ser livremente copiada e adaptada por qualquer autor.
ESTRATÉGIA
Fazer circular, por todo o país e continuamente, 27 exemplares de um determinado livro, que serão lidos e repassados gratuitamente de mão em mão por leitores em cada estado.
SOBRE O PROJETO
Neste momento da história evolutiva do livro, em que ele assume suas encarnações eletrônicas, criar um projeto baseado na velha prática de emprestar livros, pode parecer um contra-senso. Se cada vez mais as pessoas leem livros em suportes eletrônicos e até mesmo nas nuvens digitais, investir no velho suporte impresso ainda é viável? Este projeto, obviamente, aposta que sim. Primeiro porque a leitura digital ainda está pouco disseminada nos hábitos da população brasileira. E, depois, porque o livro impresso possui um certo charme insubstituível. Um exemplo disso é que, ao contrário da obra eletrônica, livros impressos se permitem serem emprestados e, assim, eles podem circular livremente, trocar sempre de mãos, conhecer o mundo. O projeto TURNÊ DO LIVRO aproveita justamente o potencial dessa prática, atualizando-a dentro de um formato que pode ser muito útil não apenas aos leitores mas também aos autores, editoras e livrarias envolvidos.
Imagine um livro sendo lido e passado de mão em mão, continuamente. Imagine poder monitorar o percurso desse livro, sabendo quem leu e quem está lendo. Imagine poder conectar essas pessoas para que troquem informações sobre a obra. Agora imagine isso acontecendo ao mesmo tempo com 27 exemplares desse livro, cada um circulando num estado do país? Isso é o projeto TURNÊ DO LIVRO.
Para motivar os participantes, uma vez por ano será sorteado um vale-compra na livraria ou editora parceira do projeto. Por ser de fácil consecução, qualquer autor pode copiar a ideia e organizar a própria turnê de seu livro. Vantagens? São várias. Ter livros em turnê pode ajudar o autor, a um baixo custo, a divulgar seu trabalho em todos os estados do país e manter contato direto com os leitores, além, evidentemente, de vender seu livro, seja ele impresso ou eletrônico. Para a editora e a livraria, as vantagens são a permanente divulgação de sua marca no projeto e a captação de novos leitores a cada mês, tudo isso com um baixíssimo investimento.
Sabemos que para a editora, é importante contar com autores atuantes e responsáveis. O projeto TURNÊ DO LIVRO leva, naturalmente, o autor a organizar-se e assumir maior responsabilidade por seu livro, a buscar sempre novos leitores e saber o que pensam, além de dividir com sua editora o necessário trabalho de divulgação e promoção da obra.
OBJETIVOS
Captação de novos leitores a cada mês em todos os estados do país, para o autor e para a livraria ou editora parceira. Divulgação permanente do livro e dos parceiros através de publicidade no Facebook por parte de todos os participantes do projeto. Possibilidade de divulgação do projeto na grande mídia e em sites, blogs e revistas especializadas.
Gostaria de saber mais? Entre em contato: rkelmer@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário