O grande problema da educação
pública, no Brasil, é sócio-econômico.
Não precisa ser nenhum
sociólogo para saber que aluno de escola pública, no nosso território
tupiniquim, geralmente, é filho de pais simples, das camadas menos favorecidas
da população, cujas dificuldades e privações são muitas e todo mundo as conhece,
enquanto o aluno de escola particular é aquele de classe média ou alta da
sociedade, o qual, como se sabe, tem uma qualidade de vida superior à daquele.
Assim, para que haja uma
melhoria substancial do ensino público, o Poder Executivo, seja em qual for a
esfera administrativa, deve,
fundamentalmente, investir no social
como um todo.
No caso específico aqui de
Coreaú, se Érika Cristino, a Prefeita eleita, tiver a sapiência, um tino
administrativo, juntamente com toda a sua equipe que será formada, numa ação
conjunta que goze de interdisciplinaridade entre todas as Secretarias para introduzir
políticas públicas que favoreçam as localidades e os bairros menos assistidos -
onde predomina a vulnerabilidade social -, a conseqüência lógica é a reversão
gradual, processual, da realidade posta à nossa frente, sendo certo que, daqui
a alguns anos, os bons frutos serão colhidos e, decerto, a educação atingirá
níveis satisfatórios."
Coreaú-CE, 12 de dezembro de
2012.
FERNANDO MACHADO
ALBUQUERQUE
Professor
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