sexta-feira, 19 de abril de 2013

LUTA RENHIDA!

  POR BABI FONTELES

 19 DE ABRIL: DIA DO ÍNDIO: O QUE TEMOS A COMEMORAR?

   "No Ceará existem 12 etnias reconhecidas. Destas, apenas 3 tiveram suas terras demarcadas, mas ainda sem conclusão do processo de demarção, como a delimitação com cercas e o registro em cartório do município sede onde se encontra a terra indígena (TI).
A recente ocupação do Congresso Nacional por representantes dos povos indígenas, reivindicando a retirada da PEC 215/2000, que enseja retirar o poder de demarcação das TI's do Poder Executivo para o Legislativo, no caso o próprio Congresso, é o sintoma mais visível da insatisfação dos indígenas com continuidade da política indigenista implementada pelo Estado e pelo governo atual, que acaba favorecendo os interesses de empresários e políticos sobre as TI's.
   Em meio aos desafios do momento, algumas conquistas significativas devem ser reconhecidas e celebradas, como a graduação de 36 professores Tremembé do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior - MITS, da UFC, abrindo caminho, no Ceará e no Nordeste para o acesso dos Povos Indígenas ao ensino superior.
   Compartilho com vocês, meus amigos, imagens de alguns belos momentos dos festejos dessa conquista dos Tremembé, trazendo no coração o reconhecimento e a gratidão por todos que nos auxiliaram a construir o MITS, especialmente minha equipe de trabalho da UFC.
   Aos Tremembé de Almofala e aos povos indígenas do Brasil, neste dia, desejo que sigam adiante e que alcancem êxito em suas justas reivindicações.
   Aos meus amigos, desejo que possam fortalecer seus laços de solidariedade com os povos indígenas."

Nenhum comentário:

O TRANSPORTE QUE EXISTE. PROS OUTROS