"Pessoal do Ceará foi um movimento cultural brasileiro surgido na década de 1960, sendo um dos mais importantes movimentos da música contemporânea cearense. O movimento surgiu após se formar no Ceará um grupo de artistas e intelectuais que pensavam, criavam, recriavam todas as questões que inquietavam o país na época. Entre seus integrantes existiam filósofos, físicos, químicos, arquitetos, músicos, poetas, cantores e atores. (...).
Conforme conta Rodger Rogério, cantor e compositor cearense, em 1971 houve o IV Festival Universitário e o cantor Belchior ganhou o primeiro lugar do festival com a com a música 'Hora do Almoço'. A vitória do Belchior mostrou ao Brasil, e ao próprio Ceará, que a música cearense concorria com a nacional.
Ainda segundo relata Rodger, anos depois, ele e Belchior, se reencontraram em SP e foram convidados a fazer um programa de entrevistas na TV Cultura, chamado 'Proposta', que contava ainda com Ednardo e Téti. Semanalmente, os quatro eram provocados a compor e apresentar durante as gravações canções que estivessem ligadas ao assunto abordado com o entrevistado. Um dos entrevistados do programa foi o produtor musical Walter Silva, que quis produzir um disco com eles. Assim nasceu o LP Pessoal do Ceará – Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na Viagem. Belchior e Fagner não entraram no disco porque já tinham projetos solos encaminhados.
(...)."
Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário