20 de ago. de 2024

PEDRO CARDOSO, IMPORTANTE VOZ DA CULTURA

"Silvio Santos e Delfim Neto. Eu nada teria a dizer, sobre eles. Suas atuações públicas, dizem antes; são degradantes. Os dois serviram a Ditadura militar torturadora, de 61, 64, 68. A Ditadura, que assassinou pessoas, que a ela se opunham, como todas as ditaduras o fazem. Por mim, o falecimento deles seria deixado, na intimidade de seus familiares. Toda dor merece ser respeitada. Mas quando a morte parece redimir, automaticamente, abusadores do Brasil, tais esses dois funcionários da ditadura recente, e um bando de 'celebridades' - alguns que, ontem, se diziam lutar pela Democracia, quando do ataque bolsonarista - vem enaltecê-los as proezas, sinto-me ofendido. E, mais grave: sinto o peso da gigantesca hipocrisia, dos que desejam enriquecer, agradando aos que já são ricos. A verdade tem que ser dita. Silvio e Delfim foram empregados da ditadura militar. Enriqueceram porque serviram a ela; e jamais, por conta de possuírem dotes intelectuais excepcionais. Talvez os tivessem, mas o que os fez ricos e poderosos, não foram suas qualidades, mas os seus defeitos, suas fraquezas éticas. Deixar que soe elogio póstumo a eles, sem resistir, contribuiria para que os servidores das ambições ditatoriais, de hoje, possam ser tomados, também, por pessoas benéficas para o Brasil. Silvio e Delfim nunca serviram ao bem do Brasil; mas ao seu próprio. E, para tanto, se empregaram a serviço, de uma Ditadura assassina. É imensa a hipocrisia dos interesseiros, Eu não ia falar nada. Mas a avalanche de elogios a eles, me exasperou. Não! Eu grito sem voz, nessa inutilidade instagrâmica. Elon, outro soldado do autoritarismo, revoltadinho com a soberania brasileira e do STF, faz teatro de que se vai. Já iria tarde, se fosse. É realmente hora de erguermos a nossa voz, colegas. Se não afirmarmos a verdade, sucumbiremos a uma realidade falsificada, made USA ou Rússia, ou China, Brasil ou de qualquer outro Estado poderoso. Que se diga de Silvio e Delfim, a verdade do que fizeram. E de Elon, que ele trabalha pelo mesmo mundo autoritário, que trabalharam um e outro. Certamente, que nesses mesmos dias morreram outras pessoas, sem fama, cujas vidas mereceriam sinceros elogios. Meus sentimentos, aos merecedores!"

Nenhum comentário:

A VOZ (INCÔMODA) DAS RUAS