14 de fev. de 2025

EDUCAÇÃO (COM OU SEM CELULAR), EM TEXTO DO MEU AMIGO AILTON GOMES (MARACANAÚ)

"Chegamos a essa situação absurda de proibição dos smartphones nas escolas, por falta de Educação Tecnológica dos alunos, pais e professores. Não no sentido de ensinar a usar o aparelho, mas de aprender a usar essa nova tecnologia, que é conectada na Internet. Há décadas que o celular/smartphone deixou de ser um simples telefone e transformou-se em um potente computador de bolso. Isso mudou totalmente o alcance e a utilidade desse dispositivo, tranformando-o em multimídia, com inúmeras funções e alcance ilimitado em todas as áreas de nossa vida. Mas pra que serve um smatphone nas mãos da maioria das pessoas? Pra acessar as redes sociais, consumir e compartilhar conteúdos duvidosos e fake news, jogar, fofocar e cair em golpes.

Além dos adultos não esclarecidos, temos milhões de crianças, adolescentes e idosos utilizando um dispositivo de alcance mundial, sem saber onde estão clicando e as consequências disso.
Por ser um computador de bolso, o smartphone permite facilidades incríveis, quando utilizado de forma sábia. Milhões de pessoas o utilizam diariamente pra ganhar dinheiro, estudar e organizar sua rotina pessoal, profissional e de estudos. Infelizmente, outros milhões utilizam o mesmo dispositivo pra desperdiçar seu tempo, infernizar a vida dos outros e dar golpes.
Durante o 2º mandato do Presidente Lula (2007 a 2010), o MEC reestruturou o Programa Nacional de Informática Educativa (PROINFO), cujas metas foi a distribuição de laboratórios de informática para todas as escolas públicas brasileiras e a instalação de núcleos de tecnologia educacional em todos os municípios que aderissem ao programa, para capacitar professores e gestores escolares em tecnologia educacional.
Os laboratórios de informática completos foram enviados diretamente para cada escola pública, os núcleos de tecnologia educacional foram implantados, professores dos núcleos foram capacitados, foi fornecida internet banda larga gratuita, os computadores vinham com Linux Educacional e diversos softwares educacionais livres instalados. Foram ofertados três cursos de Informática Educativa direcionados a todos os professores e vagas de Especialização em Tecnologia Educacional aos professores multiplicadores dos núcleos de tecnologia educacional. Também foram criados portais de conteúdos online de apoio. Mas faltou boa vontade dos gestores locais pra abraçar o projeto de verdade e mantê-lo vivo. Os gestores educacionais não facilitaram o acesso dos professores aos cursos e quando expirou a garantia de 03 (três) anos dos computadores, eles começaram a ser descartados como sucata. Poucos foram consertados ou substituídos por novos. Então o projeto foi morrendo aos poucos até se extinguir. Por ocasião da pandemia de COVID em 2020, as escolas foram fechadas e os professores tiveram que se virar pra ensinar a distância, sem estar preparados tecnicamente e sem os equipamentos adequados em casa. Mesmo assim as autoridades não conseguiram perceber a importância da formação e do uso das tecnologias educacionais. É lamentável! Estamos regredindo nessa área, enquanto as outras estão todas avançando, inclusive com inteligência artificial."

Nenhum comentário:

30

CARNAVAL

Quixeramobim cancelou a festa. Não tem clima pra alegria por lá, depois daquele crime bárbaro!